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Um vestígio de metais em água potável afeta o sabor e concentrações extraordinariamente altas podem apresentar risco à saúde. Um estudo foi realizado em seis locais de um rio no qual a concentração de zinco (mg/L) foi avaliada na superfície e numa determinada profundidade em cada local. Os seis pares de observações são exibidos a seguir:
Local
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zincosup
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zincoprof
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1
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0.430
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0.415
|
2
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0.266
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0.238
|
3
|
0.567
|
0.390
|
4
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0.531
|
0.410
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5
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0.707
|
0.605
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6
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0.716
|
0.609
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Podemos afirmar que a concentração média real na água profunda (zincoprof) excede à da água superficial (zincosup) Use \(\alpha=0,01\)?
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Nos últimos anos, uma sucessão crescente de opções de entretenimento compete pela atenção dos clientes. Em 2004, televisão a cabo e o rádio suplantaram a televisão convencional, as gravações musicais e os noticiários diários e se transformaram nas duas mídias de entretenimento mais utilizadas. Pesquisadores usaram uma amostra de 15 indivíduos e coletaram dados sobre as horas por semana que eles passam a assistir à TV a cabo e as horas por semana que ouvem rádio. Use o nível de significância 0,05 e teste se há alguma diferença entre a média populacional de uso da TV a cabo e do rádio. Os dados podem ser acessados no seguinte link:http://nbcgib.uesc.br/lec/download/R/dados/AndersonEx25_10.txt
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A StreetInsider.com divulgou dados referentes aos rendimentos por ação das maiores empresas em 2002. Antes de 2002, analistas financeiros fizeram previsões dos rendimentos por ação em 2002 para essas mesmas empresas. Use os dados a seguir para comentar as diferenças entre os rendimentos por ação reais e os rendimentos por ação previstos. Use um nível de significância de 0,05 e teste se há alguma diferença entre a média populacional real e a média populacional prevista dos rendimentos por ação. Os dados podem ser acessados no seguinte link:http://nbcgib.uesc.br/lec/download/R/dados/AndersonEx26_10.txt
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Os quocientes de inteligência (QI) de 10 crianças, segundo dois testes de inteligência, A e B, estão apresentados abaixo. Verifique, através do teste t, se os dois testes de inteligência dão, em média, o mesmo valor.
testeA
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testeB
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100
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105
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105
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108
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98
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102
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101
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103
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100
|
100
|
108
|
110
|
98
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106
|
100
|
100
|
99
|
103
|
99
|
103
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